Ani de Jesus Lopes Tavares é uma mãe solteira de 35 anos de idade, residente em Calheta S. Miguel, da ilha de Santiago, Cabo Verde, que viu revolucionar subitamente sua vida socioeconômica num timing record, graças a uma feliz iniciativa que hoje mudou completamente a sua vida. A falta de um emprego fixo e sem condições para prosseguir os estudos, Ani viu-se na necessidade de iniciar uma atividade geradora de fundos que lhe permitisse não só dar asas aos seus sonhos académicos, mas também o precioso sustento para si e a sua modesta família.
Em primeira mão, teve uma singela ideia de iniciar com a venda de “fresquinha”, para a qual, não dispunha sequer dum frigorífico. Desprovida de condições para recorrer a um financiamento bancário, a solução foi a ASDIS – uma Instituição de Micro-finanças que através do primeiro financiamento, com base essencialmente na confiança e análise de risco produzido por um agente de Crédito, abraçou em 2004 o seu projecto, apoiando-a na aquisição de uma almejada arca de frio, assim como dotá-la de uma formação básica de “Como gerir seu negócio”.
Pouco tempo depois, o crescimento e a rentabilidade do seu negócio ascenderam de tal maneira que conseguiu pagar todas as despesas relacionada com o aluguer de casa, sustento da família, crédito concedido, e durante o período de quatro anos em que esteve na Universidade Jean Piaget, de Cabo Verde, para o curso de licenciatura na área de Serviço Social, nunca experimentou quaisquer atrasos em relação às propinas mensais.
Com sucessivas renovações de crédito sempre em valores mais elevados, começou a diversificar a sua atividade, participando activamente nas festas de Município da Ilha de Santiago, com “barraca” servindo aos clientes pratos tradicionais e bebidas produzidas em Cabo Verde. Mais tarde expandiu o negócio para outros concelhos e ilhas de Cabo Verde, o que serviu para aumentar a autoestima e continuar a confiar na equipa de acompanhamento da ASDIS. Para além do tratamento e comercialização de produtos pecuários, Ani já conta com a casa própria. Mas a grande novidade aconteceu quando abriu a porta de um quiosque na zona de Achada Batalha que se transformou mais tarde num bar no centro da cidade de Calheta – hoje uma mercearia que serve toda a comunidade local.
Somando ao todo 19 empréstimos pela ASDIS ao longo de 10 anos. A melhoria na condição e qualidade de vida verificada ultrapassa todas as expectativas para uma pessoa que, década atrás, dispunha apenas de uma cama de dormir
Embora munida ainda de algumas ambições e projetos correlacionados em carteira, Ani considera-se actualmente uma pessoa bastante realizada; mostra-se optimista e dá graças a ASDIS pela plena confiança e apoio dispensados, mesmo em relação a outros produtos macrofinanceiros tais como poupanças voluntária e a prazo, bem assim, o programa de Micro Seguro de Vida, sob a orientação duma equipa especializada que sempre esteve por perto.